Lérias e Lixos – Entrevista com Pierre Baitelli – 21/09/11

Essa semana o Lérias traz uma reportagem especial com um ator que está em foco tanto no teatro quanto na TV: Pierre Baitelli, 27 anos, conhecido por interpretar o Escobar, em Capitu, e o vilão gay Carlo na missérie Cinquentinha. No teatro, o jovem já esteve no elenco de Felizes para Sempre, Valentin, Cânticos Infernais, O Viajante da Terra, Coroa de Orquídeas, Epaminondas, The Fith Sun, Um dia um Sol e Into The Woods. Mas foi como Melchior, o protagonista do espetáculo O Despertar da Primavera, que o talentoso Pierre caiu nas graças do público. Agora ele encara simultanemante o personagem Douglas, na nova fase de Malhação(Globo) e a transexual Hedwigno musical Hedwig e o Centímetro Enfurecido, em cartaz no Teatro Nair Bello, em São Paulo.

O Lérias já resenhou a peça (leia aqui) e, agora, conversa com Pierre para saber como ele se prepara para os papéis e quais novidades estão por vir na sua carreira.

Lérias: Quando Hedwig estreou, você afirmou ter se inspirado em Tina Turner, David Bownie, Juliete Lewis, Florence and The Machine e até Mick Jagger. Como aconteceu a preparação para a personagem?
Pierre Baitelli: Foi intensa e divertida. Passei a conhecer muitas coisas que não conhecia: músicos, bandas, cantores e ícones da música em geral. Passei a curtir mais o rock, pois, até então, só ouvia jazz e bossa. A Hedwig até poderia ser um pouco “rampeira” (tem a ver com a personalidade dela), na verdade ela pode ser qualquer coisa, mas não queria construi-la por aí, para que não parecesse caricata – isso ela não é, nem deve ser. Queria começar por uma Hedwig com mais classe, mais glamurosa apesar de sua total decadência na realidade. O maior desafio foi dosar o quanto ela tem de feminino e de masculino, e como esses gêneros conversam dentro de uma mesma figura.

Lérias: Você acompanha as tendências da Broadway?
Pierre Baitelli: Muito pouco. Eu gosto muito, mas, geralmente, fico sabendo das coisas um tempo depois que elas já estão acontecendo pelas bandas de lá. Venho de um teatro de pesquisa, que é uma praia um pouco diferente da Broadway, então fico mais ligado em outras coisas… Mas adoro musicais, acho um universo fantástico e me encanta estar dentro dele! É uma vida paralela, um teatro do fantástico; me seduz demais!

Lérias: Você gostaria de fazer algum personagem ou espetáculo musical em particular?
Pierre Baitelli: Dos que eu conheço (são poucos), não fico enlouquecido por fazer nada especificamente. Eu gostaria mesmo é de fazer um musical com história e músicas originais. Algo que ninguém conheça ou tenha ouvido falar. Acho mais instigante!

Lérias: Você tem  preferência por TV ou teatro?
Pierre Baitelli: São dois gêneros muito diferentes. Amo teatro, é minha casa desde os oito anos de idade, é onde me sinto à vontade. Gosto de me sentir “peão”, de botar a mão na massa, de varrer o palco, de mexer na luz, no cenário, de criar em todas as funções; posso passar o dia inteiro enfurnado num teatro. Me encanta o gosto artesanal que ele tem; da criação das coisas mais simples às mais rebuscadas. Já a TV é muito nova pra mim. Aos poucos estou tomando gosto por ela!

Lérias: Com o crescimento do teatro musical no Brasil, você acredita que o ator deve se aprimorar nas três áreas e se tornar completo em canto, dança e atuação?
Pierre Baitelli: Independente de o ator ter o desejo de trabalhar no teatro musical ou não, ele deve desenvolver as habilidades do corpo e da voz além da atuação, porque tudo faz parte de uma coisa só. O corpo e a voz são instrumentos do ator, seja ele de musical ou não. Aprendi isso estudando o chamado “teatro físico” ou “teatro de movimento”: corpo e voz são meios fundamentais. Eugênio Barba diz que um ator que não conhece as possibilidades do seu corpo não cotidiano é um ator morto, que interpreta do pescoço pra cima, um ator viciado em automatismos, em obviedades. Agora, se o ator tiver o desejo de atuar em musicais, aí ele tem que suar muito, desenvolver mais objetivamente e especificamente as habilidades do canto e da dança.

Lérias: Muita gente diz que você lembra o ator Robert Pattinson. Isso incomoda?
Pierre Baitelli: Nem um pouco.

Lérias: Já tem novos projetos em vista? Pode nos contar?
Pierre Baitelli: Estou filmando um longa que se chama Estado de Exceção, no qual interpreto um policial. Também estou gravando a nova fase de Malhação Conectados, na pele de Douglas, filho de Laura (Letícia Spiller). Ele é um cara cheio de mistérios e que estaria morto, mas seu corpo nunca foi encontrado, e que aparece na trama por meio dos sonhos da namorada Alexia (Beatriz Arantes). Também quero continuar fazendo teatro paralelamente à TV. Nunca quero me perder do teatro, é lá que recarrego minhas energias.

 

Postado por Pâmela Alves em:  http://www.leriaselixos.com.br/entrevista-com-pierre-baitelli-atualmente-em-hedwig-e-malhacao/

Be Sociable, Share!
This entry was posted in Entrevistas, Imagens, Notícias, Temporada paulista. Bookmark the permalink.

One Response to Lérias e Lixos – Entrevista com Pierre Baitelli – 21/09/11

  1. Gabriela says:

    Ô mais é lindo… E dono de um talento que merece ser bem explorado. Esse “menino”, merece grandes oportunidades… ou… as oportunidades é que precisam dele? Esta aí um novo talento que com certeza irá deixar sua marca nos palcos, cinema e a TV, que a essa altura, já deve estar enamorada vivendo “heureux pour toujours” …Pierre…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>